6. Ensino

Disciplinas de 1.º Ciclo (Licenciatura)

2011-. Na Universidade de Coimbra: Análise de Filmes; Arte e Multimédia; Arte e Televisão; Construção da Imagem Fílmica; Crítica Cinematográfica; História e Estética do Cinema I; História e Estética do Cinema II; História e Estética do Cinema III; Iniciação às Artes; Introdução aos Estudos Fílmicos; Oficina de Cinema; Seminário de Estudos Artísticos.

2010-11. Na Universidade Nova de Lisboa: Filmologia; Programação Cinematográfica.

2007-9. Na Universidade de Kent: Dissertação em Estudos Fílmicos; Introdução ao Cinema Narrativo I: Cinema Americano; Introdução ao Cinema Narrativo II: Cinema do Mundo; Introdução aos Estudos Televisivos.

Disciplinas de 2.º Ciclo (Mestrado)

2011-. Na Universidade de Coimbra: Cinema e Outras Artes; Géneros Cinematográficos; Práticas Artísticas e Investigação em Artes; Teoria do Cinema.

Disciplinas de 3.º Ciclo (Doutoramento)

2019-. Na Universidade de Coimbra: Hibridismo e Transdisciplinaridade nas Artes; Metodologias de Investigação em Estudos Artísticos; Sociedades e Culturas (aulas convidadas).

Noutros Cursos

2024. Na Universidade de Lisboa: sessão "Memória e Esquecimento: 48” e sessão presencial sobre os trabalhos escritos a decorrer no Curso Livre “O 25 de Abril Através do Cinema.”

Aulas e Seminários

2024. “Cinema, Religiões e Diálogo Inter-Religioso”. História das Religiões, na Licenciatura em História. Universidade de Coimbra, 16 Maio.

2024. “E Agora? Lembra-me (What Now? Remind Me, 2013): Gender, Sexuality, Religion” [“E Agora? Lembra-me (2013): Género, Sexualidade, Religião”]. O Portugal de Hoje: Encruzilhada de Identidades Vistas Através do Cinema – Aulas Abertas. Universidade de Genebra, 9 Dez.

2024. “O Alargamento a Leste: Novas Identidades e Expressões Artísticas”. Webinar EnlargEU: Pensar o Passado, Perspetivas o Futuro. Universidade de Coimbra. On-line, 21 Mar.

2024. “The Revolution in Motion: Filming in the Revolutionary Period” [“A Revolução em Movimento: Filmar no Período Revolucionário”]. Programa de Conferências e Projecções: A Revolução Portuguesa Portuguese em Imagens. Universidade de Genebra, 18 Mar.

2024. Moderador, com Susana de Sousa Dias, Raquel Schefer, e Clemente Alves. “Cinema, Resistência e Liberdade.” Plano Nacional de Cinema: ACD. On-line, 7 Mar.

2023. Com Aleksandra Djurić Milovanović. “The Contribution of Interreligious Dialogue to Narratives on Migration” [“A Contribuição do Diálogo Inter-Religioso para as Narrativas sobre a Migração”]. COREnet PhD Summer School “Religious and Non-Religious Narratives on Migration” [Escola Doutoral de Verão COREnet “Narrativas Religiosas e Não Religiosas sobre a Migração”]. Universidade de Viena, 14 Jul.

2022. “Cinema e Propaganda”. História dos Media, na Licenciatura em Jornalismo e Comunicação. Universidade de Coimbra, 28 Mar.

2022. “Saramago e o Cinema.” Plano Nacional de Cinema: ACD. On-line, 14 Nov.

2021. “O Cinema Português Desde 1974.” 97.º Curso de Férias de Língua e Cultura Portuguesas: Artes Performativas em Portugal. Universidade de Coimbra, 14 Jul.

2021. “Imagens Digitadas.” Thinking Out Lab. Colégio das Artes - Universidade de Coimbra, 19 Nov.

2021. “A Mesa da Divisão: Classe e Cristianismo em A Última Ceia (1976).” Mestrado em Literaturas Ibero-Americanas Comparadas. Universidade Nova de Lisboa. On-line, 23 Abr. 2021.

2021. “Um Pai, Um Deus: Sobre os Filmes do Projeto Global Entre a Comunidade Judaica e a Diocese do Porto.” Escola de Verão Estudos de Diásporas “Do Discurso e da Cultura na Diáspora Sefardita Portuguesa.” Universidade de Coimbra, 15 Jul.

2020. “A Digitação das Imagens em Movimento”. Sociedades e Culturas, no Doutoramento em Estudos Contemporâneos. Universidade de Coimbra, 20 Jan.

2020. “A Identidade como Facto Colectivo”. Sociedades e Culturas, no Doutoramento em Estudos Contemporâneos. Universidade de Coimbra, 21 Jan.

2019. “Digitações: Cinema Digital e Materialidade.” Universidade de Brasília. Universidade de Brasília, 18 Jun.

2019. “Digitar o Digital.” “On Cinema” Spring Seminar [Seminário de Primavera “Sobre Cinema”]. Universidade Católica Portuguesa, Porto, 23 Maio.

2019. “Os Lugares da Esperança.” Seminário Permanente - Grupo de Investigação sobre Cinema & Filosofia. Universidade Nova de Lisboa, 10 Abr.

2019. “Morte e Interioridade: O Cinema e a Filosofia de Os Viciosos (1994).” Mestrado em História, percurso de Época Moderna. Universidade de Coimbra, 11 Mar.

2019. “Videoclipe.” Curso “ABC do Cinema.” Universidade Nova de Lisboa, 6 Fev.

2018. “‘A Cultura É Política’: O Cinema de Ousmane Sembène na África Pós-Colonial”. Seminário Permanente: “Cinema e Pós-Colonialismo.” Universidade de Coimbra, 7 Nov.

2018. “Mulheres Especulares: Género e Desdobramento no Neo-Noir de Brian De Palma”. Seminário RIAL: “Espelhos do Film Noir.” Universidade de Lisboa, 17 Out.

2018. “Spectres of Today: Fractured History and Digital Modulation in Horse Money (2014)” [“Espectros de Hoje: História Fracturada e Modulação Digital em Cavalo Dinheiro (2014)”]. “(Post)Colonial Images: An Intermedial Approach” [“Imagens (Pós-)Coloniais: Uma Abordagem Intermedial”]. Universidade de Reading, 21 Jun.

2018. Com Catarina Mourão. “A Toca do Lobo.” Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra, 4 Maio.

2017. “O Assombro da Imagem.” Cinema e Filosofia: Abordagens Contemporâneas. Universidade Nova de Lisboa, 25 Out. 2017.

2017. “O Mundo Digital.” Plano Nacional de Cinema. Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra, 27 Jan.

2017. “O Neo-Realismo Italiano e o Resguardo da Memória.” Módulo de Património. Universidade Sénior da Figueira da Foz, 8 Nov.

2017. “Pensar Politicamente, Religiosamente, Cinematograficamente.” Seminário Permanente - Grupo de Investigação sobre Cinema & Filosofia, “Inter‐sessões / Intercessões / Intercepções.” Universidade Nova de Lisboa, 30 Out.

2017. “Por Dentro das Imagens.” Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra, 17 Fev.

2017. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme Like Someone in Love (2012). The Magnifying Class #16. Universidade de Oxford, 14 Set.

2016. “Observing the Unobserved: Thinking Through Sensory Cinema with Walter Benjamin” [“Observar o Não Observado: Reflectir sobre o Cinema Sensorial com Walter Benjamin”]. Fórum do Real: Sobre o Cinema Sensoria. Teatro Rivoli, Porto, 2 Dez.

2016. “Os Sons Não-Musicais dos Telediscos.” Festival Guimarães Cinema Som. Centro Internacional das Artes José de Guimarães - Plataforma das Artes e da Criatividade, 12 Out.

2015. “Um Mundo Completo Sem Nós, Presente para Nós: Stanley Cavell e o Pensamento Materialista do Cinema.” Mestrado em Cinema. Universidade da Beira Interior, 16 Abr.

2015. “A Noite da Imagem: Migração e Distracção no Cinema de David Lynch.” Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Círculo Sereia - Casa Municipal da Cultura, 28 Nov.

2014. “Fotografar, Filmar, Escrever.” Al Berto: O Último Habitante. Casa da Esquina, 21 Mar.

2014. “From Us to Us: Um Adeus Português in 1980s Portugal” [“De Nós para Nós: Um Adeus Português no Portugal da Década de 1980”]. Memories of Change: Cinema and Culture in Portugal After the Carnation Revolution [Memórias da Mudança: Cinema e Cultura em Portugal Depois da Revolução dos Cravos]. Colégio Universitário de Londres, 8 Dez.

2014. “Imagens Digitadas: Produção e Estética do Cinema Digital.” Paisagens Neurológicas 2. Universidade de Coimbra, 2 Maio.

2014. “A Memória Resistente da Guerra no Cinema Vietnamita.” Semanário Permanente DHEEAA. Universidade de Coimbra, 1 Abr.

2014. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme Cega Paixão (On Dangerous Ground, 1951). The Magnifying Class #14. Universidade de Oxford, 24 Maio.

2013. “O Cinemático.” Universidade Nova de Lisboa, 16 Jan.

2013. “Espaço, Tempo e Gesto na Comédia de Situação Americana Clássica.” Doutoramento em Estudos Americanos. Universidade de Coimbra, 1 Nov.

2013. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme O Homem Sem Passado (Mies vailla menneisyyttä, 2002). The Magnifying Class #11. Universidade de Oxford, 15 Mar.

2012. “Alta (In)definição: Entre Nós e as Imagens Digitais.” Universidade de Verão. Universidade de Coimbra, 27 Jul.

2012. “A Cidade das Imagens.” Workshop: CutCity 2012. Universidade Lusófona, 27 Fev.

2012. “‘What Is Cinema?’ de Noël Carroll.” Universidade Nova de Lisboa, 17 Jul.

2012. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class”. Sobre o filme Contos dos Crisântemos Tardios (Zangiku monogatari, 1939). The Magnifying Class #10. Universidade de Oxford, 5 Out.

2011. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme A Palavra (Ordet, 1955). The Magnifying Class #8. Universidade de Oxford, 10 Fev.

2010. “A Vida Virtual do Filme.” Seminários em Volta de D. N. Rodowick. Universidade Nova de Lisboa, 27 Abr.

2010. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme Still Life - Natureza Morta (Sanxia haoren, 2006). The Magnifying Class #7. Universidade de Oxford, 5 Mar.

2009. “Compreensões do Cinema: Funções da Linguagem Analítica e Crítica.” Universidade Nova de Lisboa, 20 Maio. Universidade do Minho, 21 Maio.

2009. “Each Voice: Internal Variation in Grey’s Anatomy” [“Cada Voz: Variação Interna em Grey’s Anatomy”]. Graduate Student Presentations [Apresentações de Estudantes de Pós-Graduação]. Universidade de Kent, 27 Maio.

2009. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme Raposa Matreira (The Little Foxes, 1941). The Magnifying Class #4. Universidade de Oxford, 12 Mar.

2009. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme Elefante (Elephant, 2003). The Magnifying Class #5. Universidade de Oxford, 18 Jun.

2009. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class.” Sobre o filme Sim, Sr. Hulot (Trafic, 1971). The Magnifying Class #6. Universidade de Oxford, 3 Dez.

2008. “Cowboys no Espaço: Convergências de Géneros em Firefly e Serenity.” Fórum Fantástico 2008. Universidade de Lisboa, 4 Out.

2008. “Visualising Inference: Image and Sound Motifs in CBS Police Procedurals” [“Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem e Som nos Policiais Processuais da CBS”]. Graduate Student Presentations [Apresentações de Estudantes de Pós-Graduação]. Universidade de Kent, 21 Maio.

2008. Com o grupo de crítica cinematográfica “The Magnifying Class”. Sobre o filme Charulata (1964). The Magnifying Class #3. Universidade de Oxford, 5 Dez.

2005. “Imagens Sequências: A Partir do Conceito de Storyboard.” Universidade Lusófona, 11 Dez.

2003. “Narração do Espaço, Espaço da Narrativa.” Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, 12 Nov.

Oficinas

2024. “Análise da Evolução Cinematográfica.” Encontro Nacional de Estudantes de Letras. Universidade de Coimbra, 13 Abr.

2016. Com João Maria André. Oficina intercultural sobre o filme Fogo no Mar (Fuocoammare, 2016). Teatro Académico de Gil Vicente - Universidade de Coimbra, 28 Nov.