2024. Como arguente: Daniel Silvestre, “Fazer Falar o Silêncio: Paterson de Jim Jarmusch — Uma Tradução de Paterson de W. C. Williams” (Universidade Aberta); Gabriel Luna, “Found Footage e sua Reconfiguração Digital: Os Filmes de Dominic Gagnon” (Universidade Católica Portuguesa); Hannah Dias, “Grupo Zero e a Atividade Cinematográfica Cooperativa no Período Revolucionário Português” (projecto, Universidade da Beira Interior); Joana Rego, “Estética e Política da Representação Cinematográfica: O Lugar das Vivências Queer na Construção do Socialismo” (Universidade do Porto); Margarida Rodrigues, “Filmes e Religião: Vestígios do Catolicismo no Cinema de Martin Scorsese” (Universidade Nova de Lisboa); Tiago Ferreira, “Mimese Negativa: A Superação da Realidade Através do Arquivo nas Obras de Artavazd Pelechian, Harun Farocki e Peter Tscherkassky (1969-1999)” (Universidade de Coimbra).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Silvia Carballo, “A Cinemateca del Tercer Mundo: O Cinema como Elemento de Militância Política e Ferramenta nos Debates da Memória”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Arianna Angioli; Axelle Ribeiro; David Veiga de Carvalho; Delano Valentim da Silva; Fernanda Cabral; Jorge Pessoa; José Gonçalves; Matilde Ferreira; Miguel Pimentel.
2023. Como arguente: Elsa Gomes, “Ver para Aprender: Desenvolvimento de Materiais Pedagógicos Baseados no Cinema para Aprendentes de PLNM dos Níveis C1 e C2” (Universidade de Coimbra); Fábio Sequeira, “Lentidão e Fantasmagoria: do Slow Cinema ao Slow Horror nos cinemas de Kiyoshi Kurosawa, David Lynch, Manoel de Oliveira e Jordan Peele” (Universidade Nova de Lisboa).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Carolina Costa; Daniel França; Hugo Inácio; Nuno Dias.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Adriana Campos; Simão Mota; Soledad Rodríguez (equivalência de grau atribuído pela Pontifícia Universidade Católica do Chile).
2022. Como arguente: Diogo Doroteia Frazão, “Trinta Anos em Cima do Skate: Uma Viagem pelos Arquivos e Narrativas Visuais do Skate Aveirense” (Escola Superior de Media Artes e Design - Instituto Politécnico do Porto); Francisco Barbosa, “O Real Imaginário: Socrático entre Platão e Rossellini” (Universidade Nova de Lisboa); Manuel Raposo de Melo, “O Tempo e a Mise-en-Scène de Gestos e Rituais: O Processo de Desenvolvimento Cinematográfico de A Ilha” (Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa); Paulo Portugal, “Viagem, Desvio e Transfiguração: O Monólogo Interior como Acto de Resistência no Renascimento da Mise-en-scène” (Universidade Nova de Lisboa); Rui Fernando Luís, “As Muitas Máscaras do Slasher Movie: Como os Medos da Sociedade se Refletem na Evolução do Género” (ibid.).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Raquel Luís da Silva, “O (Cine-) Teatro Municipal e a Descentralização da Cultura: Estágio no Cine-Teatro Garrett”; Tailor Morais, “Antologia Cyberpunk – Um estudo sobre a série Black Mirror”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Ana Nogueira; Andreea Bonea; Beatriz Monteiro; Brígida Alves; Carlota Castro; Cristina Vieira; Diogo Carvalho; Joana Calhau; José Urbano; Magali Alvadia; Miguel Araújo; Patrícia Morais; Sara Ferreira; Yang Chen.
2021. Como arguente: Maria Inês Rodrigues, “A Entrada no Tempo em Primavera Tardia de Ozu” (Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa); Maria Jardim Maranha, “O Cinema Político de Straub-Huillet e Pedro Costa” (Universidade de Lisboa); Walber Lins Silva, “Um Paralelo Entre a Velha e a Nova Propaganda Transmidiática no Cinema” (projecto, Universidade da Beira Interior).
Como presidente (Universidade de Coimbra): Ana Rita Moutela; André Quaresma.
2020. Como arguente: Ana Costa, “Cinema e Memória: Um Estudo sobre a Representação da Memória no Cinema de Ficção Científica” (Universidade Nova de Lisboa); Géssica Pimentel Reis, “Estética da Resistência do Terceiro-Cinema no Brasil” (Universidade de Coimbra); Isabel Brazinha, “E=MZZ2 Mon Amour: Do Argumento à Montagem” (Universidade de Coimbra); João Luz, “O Outro Quarto, Argumento Cinematográfico Original” (ibid.).
Como orientador (Universidade de Coimbra): João Marcelo Ventura, “Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e Representação Queer no Vídeo Musical”; Luís Freitas, “Incolor: Argumento Original e Comentário”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Aarón Pérez Borrajo; Ana Luísa Santos; André Heitor; Catarina Tavares de Lemos; João Pedro Alves de Freitas; Leonardo Pereira; Márcio Laranjeira; Ricardo Regalado.
2019. Como arguente: Ana Margarida Almeida, “Quem Vou Ser, Se Não Souber Quem Sou?: A Plenitude Cósmica de Cada Presença e a Autodescoberta através do Cinema” (Universidade Nova de Lisboa); Catarina Calvinho Gil, “A Dimensão Socio-Política da Obra de Abi Feijó: Retrospectiva do Cinema de Animação em Portugal” (ibid.); Daniela Marques, “A Última Feiticeira: Argumento Cinematográfico Adaptado” (Universidade de Coimbra); Eduardo Chaves Laurent, “Bibi e os Crustáceos: Argumento Original de Animação” (Universidade de Coimbra); Fernando Serzedelo de Almeida, “O Cinema Submetido à Representação do Real: Trajetória e Formas de Expressão” (ibid.); Yuri Bobeck, “O Cinema Brasileiro Contemporâneo 20 Anos Após Central do Brasil: Outras Perspectivas Sobre a Representação da Tragédia Social Brasileira” (ibid.).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Maria Júlia Pereira, “Os Festivais de Cinema e a sua Organização: Estágio no Festival Caminhos do Cinema Português”; Vanessa Fernandes, “In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Christian Staiger Schneider; João Pedro Melim; Tiago Marques.
2018. Como orientador (Universidade de Coimbra): Ana Filipa Leandro, “Cinema e Memória Colectiva: A Partir da Análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard”; Ricardo Almeida, “O Realismo Mágico no Cinema: O Caso de Veit Helmer”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Fernando Gil Sousa; João Costa; Maria Beatriz Nogueira; Nuno Rato; Pedro Vaz; Sara Dacal Crespo; Severina Jankauskaite.
Como vogal: Diego Hoefel Vasconcelos, “Entre Retratos e Paisagens: Ensaio sobre Rosto no Cinema” (equivalência de grau atribuído pela Universidade Federal do Ceará, Universidade Nova de Lisboa).
2017. Como arguente: Ana Raquel Cássio, “Cinema Bioscoop” (Universidade Nova de Lisboa); Gonçalo Oliveira de Mara, “Tornar o Cinema Vísivel: A Prática da Programação Cinematográfica” (ibid.); Jorge Lestre, “Jornalismo Cultural Online: Estágio na Magazine.HD” (Universidade de Coimbra); Mariana Feteira Parracho, “A Melancolia na Arquitetura a partir do Cinema Português” (ibid.); Ricardo Branco, “Transpor o Género: Representação do Corpo Trans como um Outro no Cinema” (Universidade Nova de Lisboa); Vanessa Ribeiro, “Documentário, Espaço Selvagem da Experimentação” (ibid.); Virgílio Marcelo Jesus, “Ressurgimento da Temática Melodramática no Cinema Contemporâneo” (ibid.).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Ana Lopes, “O Espaço Habitacional enquanto Retrato Psicológico da Personagem”; André Avelino, “Jogos de Empatia: Criação de Empatia e Conexão com Outras Realidades através dos Videojogos”; Cristina Lopes, “Sé7ima Memória: Ciclo de Cinema Sénior”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Ana Luís de Oliveira; Ana Teresa Leal; Francisco Ricardo Silveira; João Miguel Simões; Rui Aniceto; Rosa Catarina Diogo; Sónia Antonieta de Carvalho.
2016. Como orientador (Universidade de Coimbra): Jéssica Pestana; Marta Torres; Susana Figueira Henriques.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Cláudia Morais; Fernando Duarte de Oliveira; Filipe Bento de Araújo; Raphael Diego de Mesquita; Rúben Gaspar Gomes.
2015. Como arguente: Pedro Valentim, “Da Desavergonhada Forma das Coisas: Uma Digressão Flanada Através da Forma e do Discurso duma Constelação de Corpos Cinematográficos” (Universidade de Coimbra).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Denise Liege Fraga e Klock, “Estilo em Documentário: Análise dos Filmes 5 Broken Cameras (2011) e Iraq in Fragments (2006)”.
Como presidente (Universidade de Coimbra): Ana Eduarda Barbosa; José Filipe Pereira; Samanta Almeida.
2014. Como arguente: Ricardo Batista, “Os Bastidores em Directo” (Universidade de Coimbra).
2013. Como orientador: Angélica Bértolo (Universidade de Coimbra), “Argumento Cinematográfico A Grande Falácia”; Pedro Niza (ibid.), “Projecto Educativo no TAGV”; Susana Serigado (Escola Universitária Vasco da Gama), “The Fountainhead Revisitado: De Chicago Tribune Tower a Pruitt-Igoe”.
2012. Como arguente: Débora Pinto de Carvalho, “Fatal, Cativa e Independente: A Mulher no Film Noir” (Universidade de Coimbra); Raquel Casqueira, “Live the Dream or Die Trying: Live. Dream. Believe.” (ibid.).
2011. Como arguente: Luís Esteves, “Relatório do Projecto do Filme Entre Macacos e Anjos” (Universidade de Coimbra).
Júris de 3.º Ciclo (Doutoramento)2024. Como orientador (Universidade de Coimbra): Cátia Diogo (projecto de tese); Luísa Neves Soares, “Autoria e Intimidade na Criação Artística Documental”; Tatiana Guimarães (projecto de tese).
2023. Como arguente: Diogo Nóbrega, “Figura – Política e Ontologia do Movimento no Pensamento de Gilles Deleuze” (Universidade Nova de Lisboa).
Como arguente principal: Pedro Caldas, “O Cinema e a Ciência dos Processos” (Universidade de Lisboa).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Jorane Castro, “Processo Criativo e Experiências Amazônicas na Narrativa Cinematográfica Contemporânea”; Rui Fernando Luís (projecto de tese).
2022. Como arguente principal: Pedro Álvaro, “Resgates da Câmara: Intimidade e Unidade de Espaço no Cinema de Ficção Narrativo” (Universidade Nova de Lisboa).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Bruna Oliveira (projecto de tese).
2021. Como arguente: Tiago Fernandes, “Escutar as Paisagens: Experiências Sensoriais Subjetivas e Ressignificadas” (Universidade de Beira Interior).
Como arguente principal: Vinícius Neves de Cabral, “Materialist Readings of Cinematic Representations of Disability” [“Leituras Materialistas de Representações Cinematográficas da Deficiência”] (Universidade Estadual de Londrina); Rebecca Anne Peters, “When Code Replaces Scripture: Black Mirror, Technology and the Specter of Christianity” [“Quando o Código Substitui a Escritura: Black Mirror, Tecnologia e o Espectro do Cristianismo”] (Universidade Pompeu Fabra).
Como presidente (Universidade de Coimbra): Francisco Manuel Relva Pereira; Flávio de Brito; Frederico Dinis; Levi Fernandes da Silva; Mafalda Lencastre (projecto de tese); Marina Negreiros (projecto de tese); Sara Jobard.
Como relator: Christian Schneider, “Realização Individual no Cinema de Ficção” (Universidade de Coimbra); Francisco Ricardo Silveira, “O Complexo da Lagosta Revisitado: Uma Fábula Ensaística” (Universidade de Coimbra).
2020. Como vogal arguente principal: Hugo Martins, “Yasujiro Ozu: Ciclos de Vida” (Universidade de Lisboa).
Como presidente (Universidade de Coimbra): Bruno César Pinto Madureira; Iracy Vaz; Rosiane de Oliveira.
2019. Como orientador (Universidade de Coimbra): Markus Carpenter, “Adapting Bradbury: A Cinema of Wonder and Warning” [“Adaptar Bradbury: Um Cinema da Maravilha e do Alerta”].
Como presidente/orientador (Universidade de Brasília, em conjunto com a Universidade de Coimbra): Joanise Levy da Silva, “Fabular e Interpretar Imagens: O Clichê no Processo da Escrita Fílmica”.
Como relator: Diego Hoefel Vasconcelos, “Dramaturgias do Fracasso: Reinvenções da Comédia no Cinema Brasileiro Contemporâneo” (Universidade Nova de Lisboa e Universidade Federal Fluminense); Francisco Ricardo Silveira, “O Sublime Ecfrástico dos Vídeos Musicais: Um Travelling Literário a partir da Letra” (Universidade de Coimbra).
2018. Como arguente principal: Inês Rebanda Coelho, “Autoria Conjunta: Uma Visão Industrial, Legal e Social do Cinema e da Televisão” (Universidade do Minho); Inês Sapeta, “A Programação Cinematográfica: Ordem e Afecção nas Cartas Brancas Programadas na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema” (Universidade Nova de Lisboa).
Como orientador (Universidade de Coimbra): Nuno Malheiro Lopes, “Sério Fernandes e a Escola que "Não Existe": Contributo para uma Reflexão sobre a Escola do Porto”.
2017. Como relator: Chang Zhang (projecto de tese, Universidade de Coimbra); Pedro Caldas (projecto de tese, Universidade de Lisboa); Sina Knoll (projecto de tese, Universidade Nova de Lisboa).
2016. Como relator: Bruno Fontes (projecto de tese, Universidade de Coimbra).
Como co-orientador (Universidade de Coimbra): Dária Salgado (projecto de tese).
2015. Como arguente principal: Susana Nascimento Duarte, “O Figural no Cinema Contemporâneo: Articulações e Disjunções do Visível e do Dizível” (Universidade Nova de Lisboa).
2014. Como arguente principal: Marta Pinho Alves, “Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinematográfica do Tempo do Digital” (Universidade de Lisboa).
2013. Como arguente: Fausto Cruchinho, “Roberto Rossellini: A ‘Televisão de Autor’” (Universidade de Coimbra); Maria do Carmo Piçarra, “Azuis Ultramarinos: Propaganda Colonial nas Actualidades Filmadas do Estado Novo e Censura a Três Filmes de Autor” (Universidade Nova de Lisboa).
Como arguente principal: Liliana Navarra, “João César Monteiro entre Antropologia e Ficção” (Universidade Nova de Lisboa).
2012. Como relator: Diogo Morato (projecto de tese, Universidade de Coimbra).
Administração2023-. Membro do Conselho Pedagógico. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2021. Presidente do Júri das Provas de Acesso a Maiores de 23 Anos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2020-. Membro do Conselho Científico. Colégio das Artes - Universidade de Coimbra.
2020-21. Membro do Conselho Científico. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2019-23. Membro da Assembleia de Faculdade. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2019. Membro da Comissão de Ética. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra.
2019-21. Sub-director do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2017-. Coordenador do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2016-. Director do 2.º Ciclo (Mestrado) em Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2016-17. 2019-20. 2022-. Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do 1.º Ciclo (Licenciatura) em Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2016-. Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do 2.º Ciclo (Mestrado) em Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2014-16. 2019-. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Interdisciplinares - Universidade de Coimbra.
2013-18. 2020-. Coordenador dos Programas de Mobilidade em Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2013-15. 2019-23. 2024-. Membro da Comissão Científica do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2012-15. Responsável pela Casa das Caldeiras. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.
2007-9. Representante dos professores a tempo parcial no Conselho de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent.
Outras Actividades2023. Orientador de estágio extra-curricular: Delano Valentim (2.º ciclo) no Centro de Estudos Cinematográficos, Associação Académica de Coimbra. Universidade de Coimbra.
2019. Membro do júri do concurso a Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia (n.º 615768). Universidade de Coimbra.
2016. Orientador de estágio extra-curricular: Rafael Marques (1.º ciclo) na Easy Live on Web. Universidade de Coimbra.
2016-. Tutoria de estudantes do 1.º Ciclo (Licenciatura) em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.
2005. Vigilante de exames. Universidade de Kent, Maio a Jun.
2002. Estagiário no Departamento de História e Fenomenologia da Arquitectura. Universidade Técnica de Lisboa.